I AMOSTRA MARANHÃO AQUI TEM SUS ''ENVELHECER E VIVER"

I Amostra Maranhão aqui tem SUS, Compartilhando Exeperiências  para Construir o SUS que queremos.

O Conselho de  Secretários Municipais de Saúde do Maranhão, COSSEMA/MA, realizou a I Mostra Maranhão, aqui tem SUS, na quinta-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em São Luis-MA. Foram expostos em banner 55 trabalhos para serem avaliados pela a banca. Destes ,17 serão selecionados e enviados para XVI Mostra Brasil. Aqui tem SUS, que será realizada pelo o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde(Conasems) durante o XXXV, Congresso Nacional de Secretários Municipais  de Saúde .Entre os dias 02 e 05 de Julho, em brasilia.com o Tema “Compartilhando Experiências para Construir o SUS que queremos.

A mostra incentiva os municípios a publicarem   seus relatos de experiências  e vivencias em seu território. Podemos ver nessa mostra, o foco na Atenção Básica que é porta de entrada do SUS   e é onde começa tudo. O trabalho realizado com a população idosa do município de Jenipapo dos Vieiras-MA,  tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dessa população, pois durante as visitas domiciliares e as ações realizadas pela ESF e  NASF, foi observado uma alto índice de idosos dentro do município  que estavam apresentando problemas como doenças cardiovasculares, doenças crônicas, ansiedade, insônia , dentre outros problemas relacionados ao humor, solidão, dentre outros.

Após esse diagnóstico foi realizado busca ativa dos idosos por microárea, iniciou se no ano de 2017 o grupo de idosos “ENVELHECER E VIVER”, onde, os profissionais da saúde trabalham realizando atividades diárias com essa população. O objetivo é desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde,melhorando a qualidade de vida do idoso, afirmou a Secretaria de Saúde.

Participaram da mostra 28 municípios e Jenipapo dos Vieiras estava participando e sendo representado pela a Secretaria  Municipal de Saúde Sra. Raiane Barros de Sousa.